Observação de Aves
Home » Observação de Aves

No turismo de observação de aves, pode-se apreciar o simbolismo da beleza e liberdade das aves, além de perceber o seu potencial de conservação e equilíbrio ambiental ao participarem da dispersão de sementes, polinização e controle de pragas.
Abaixo, alguns pássaros fotografados no entorno das Lagoas, Central e Olhos D'água e suas curiosidades alimentar.


Fotos: Cleber Lima
Bibliografia: https://www.wikiaves.com.br

Andorinha

Andorinha

Alimenta-se de formigas e cupins alados, quando forma bandos de dezenas de indivíduos nas áreas dos formigueiros e cupinzeiros.


Biguá

Biguá

Alimenta-se de peixes e crustáceos. Para capturar sua presa, mergulha a partir da superfície da água e, submerso, persegue-a. Os pés e o bico possuem função primordial na perseguição e captura. Um exímio mergulhador, não se contenta com os peixes da superfície.


Galinha D'água

Galinha D'água

Caminha sobre a vegetação mais densa, caçando invertebrados, ocasionais pequenos vertebrados, embora sua alimentação principal seja de origem vegetal.


João de Barro

João-de-barro

O pássaro João-de-barro tem o hábito de procurar seu alimento em baixo de folhas, galhos ou troncos caídos. Sua preferência é por formigas, içás, cupins, larvas, aranhas e outros artrópodes.


Pomba Trocal

Pomba Trocal

Comum na copa de florestas densas, capoeiras altas, florestas de galeria e campos com árvores esparsas. Vive geralmente solitária ou aos pares no alto de árvores, pousada principalmente nos ramos mais expostos.


Soco Savucu

Soco Savacu

Alimenta-se de peixes, anfíbios, crustáceos, insetos, pequenos répteis, pequenos mamíferos e filhotes de outras aves. Pesca às vezes sobrevoando águas profundas.


Aramus Guarauna - Carão

Aramus Guarauna - Carão

Alimenta-se de grandes caramujos aquáticos chamados Aruás (furando-os com o bico), podendo comer ainda caramujos terrestres e pequenos lagartos. Captura os Aruás na vegetação densa ou mesmo no fundo de lagos rasos, sem mergulhar, entrando na água somente até a altura da barriga.


Canário da Terra

Canário da Terra

Alimenta-se de sementes no chão. É uma espécie predominantemente granívora (come sementes). O formato do bico é eficiente em esmagar e seccionar as sementes, sendo, portanto, considerada predadora e não dispersora de sementes. Ocasionalmente alimenta-se de insetos. Costuma frequentar comedouros com sementes e quirera de milho.


Garça

Garça

Alimenta-se principalmente de peixes, mas já foi vista comendo quase tudo o que possa caber em seu bico. Pode consumir pequenos roedores, anfíbios, répteis, insetos, pequenas aves e até lixo.


Maritaca

Maritaca

Maritaca é um termo popular para se referir as diversas espécies de aves da família dos psitacídeos. Dependendo da região, as maritacas são assim denominadas para as aves de médio porte, menores que os papagaios. Dentre as diversas formas populares e regionais, a maritaca é também chamada de maitaca, baitaca, cocota, humaitá, maitá, sôia, suia, caturrita, entre outras tantas.


Quero-quero

Quero-quero

O Quero-quero se alimenta de invertebrados aquáticos e peixinhos que encontra na lama. Para capturá-los, ele agita a lama com as patas para provocar a fuga de suas presas. Também se alimenta de artrópodes e moluscos terrestres.


Tiziu

Tiziu

Alimenta-se principalmente de sementes de gramíneas como a braquiária, mas também captura insetos. Costuma frequentar comedouros com sementes e de milho.


Bem-te-vi

Bem-te-vi

Possui uma variada alimentação. É insetívoro, podendo devorar centenas de insetos diariamente. Mas também come frutas (como bananas, mamões, maçãs, laranjas, pitangas e muitas outras), ovos e até mesmo filhotes de outros pássaros, flores de jardins, minhocas, pequenas cobras, lagartos, crustáceos, além de peixes e girinos de rios e lagos de pouca profundidade e inclusive pequenos roedores. Costuma comer parasitas (carrapatos) de bovinos e equinos. Apesar de ser mais comum vê-lo capturar insetos pousados em ramos, também é comum atacá-los durante o voo.


Casaca de Couro

Casaca de Couro

Ave onívora. Alimenta-se preferencialmente de insetos, mas não dispensa outros tipos de alimentos como pequenos répteis, frutas, sementes e ovos.


Gavião

Gavião

Alimenta-se de roedores, lagartos, filhotes de outras aves e artrópodes.


Noivinha Branca

Noivinha Branca

Come essencialmente insetos e pequenos invertebrados que apanha em voo.


Sabiá

Sabiá

São onívoros, alimentam-se principalmente de invertebrados e frutos. Dentre os invertebrados, os insetos (formigas, cupins, besouros) constituem a maior parte das presas. Os frutos podem ser silvestres (neste caso de pequeno tamanho, engolidos inteiros) ou cultivados, como laranja e abacate.


Tucano

Tucano

Alimenta-se de frutas, insetos, ovos e podem predar filhotes de outras aves.